Pular para o conteúdo principal

De onde você veio, Menina? E o seu amigo, o Sábio?

Não faz parte da história da Menina e do Sábio. É outra Menina e outro Sábio.

Dedicado ao meu "abuelito" (avozinho) amado, Zacarias Cavalcanti, que no brilho de seus olhos, me incentiva em toda troca de olhar a continuar colorindo com o lápis, páginas ansiosas por novos segredos. 


“A Menina e o Sábio”

Sentada na grama, observando o lago, a menina perguntou ao sábio o que a água tinha de tão especial.
- Me diga você – Respondeu o sábio. A menina sorriu, olhou para o sábio e depois para o lago.
- Não sei... A água me lembra vida e a falta dela me faz pensar na morte. – Ela esperou até que o sábio falasse. Só demorou um pouco.
- Interessante – Ponderou o sábio. A menina sorriu. – A água quando falta, não leva apenas a água. Ela leva a vida. A Seca seca a vida. Olhe nos olhos de uma pessoa sem água e você verá a seca no olhar dela.
- Espero que não seque quem vive fora dela. – O sábio olhou para menina, confuso. - Fora da seca, quero dizer. A voz de fora poderia ser de grande ajuda para lutar contra a escassez de água. – A menina sorriu sem sorrir. - Espero que a solidariedade ainda esteja em alta esses dias.
- Você tem sido solidária? – Perguntou o sábio querendo saber se a menina fazia a jus as suas palavras. A menina sorriu e mais uma vez olhou para o sábio.
- Ainda não sei. Não estou realmente viva... Então, talvez você pudesse me responder: Você está? – Em um piscar a menina se foi. E assim o sábio percebeu que a menina era sua consciência. Não adianta ser sábio com as palavras se as ações para torna-las realidade são inexistentes.
- Ainda não. – respondeu o sábio ao vento. Não esperou um segundo para se levantar e fazer dele e da menina solidários.





Comentários

Sérgio Santos disse…
Gostei da postagem e adorei seu blog. =) A solidariedade anda escassa... Bjs
Chaconerrilla disse…
Obrigada, Sérgio! Você fez meu dia! Fico muito feliz que tenha gostado da postagem e do blog. Volte sempre, se quiser, claro!

Postagens mais visitadas deste blog

Todas as despedidas que vivemos

O conto de hoje tem um sabor especial. Em seis de Junho de 2025, o blog "A Menina e o Sábio" completa DEZ anos de aventuras. Nesses dez anos, eu escrevi mais de 30 contos, alguns poucos desabafos e umas músicas e poemas. Todos esses textos estão registrados em mais de 200 páginas do word. É palavra à beça para uma jornada cheia de desafios. Sei que, às vezes, deixo esse meu espaço meio abandonado, mas eu não estou (e nunca estarei) pronta para abrir mão dele. Eu amo escrever. Ser aspirante a escritora é a parte de mim que eu mais gosto. Como eu já disse para amigos e familiares, pôr o que eu sinto em palavras é a coisa que eu mais gosto na vida. Nada me preenche tanto quanto transbordar poesia em um "papel" em branco. Que sorte a minha ter descoberto tão cedo (para mim, obviamente) a magia que as palavras transmitem. Durante muito tempo quis fazer medicina para salvar vidas, mas, no meio do caminho, entendi que existem outras formas de fazer isso. Escrever e compart...

A festa dos números primos

Dedicado aos amigos e familiares que estiveram presentes nesse dia tão especial.