Pular para o conteúdo principal

Cenas imperfeitas

Sobre o palco da vida…


"A vida não permite ensaio"*! Não é possível dizer “corta” e repetir a cena. Não é possível gravar o momento várias vezes e depois editá-lo, colocando pedaços de diferentes tentativas no produto final, naquilo que vai ao ar. Lógico que o “ensaio” aqui se refere àquele que acontece fora dos pensamentos. Isso porque, antes de a cena acontecer, é possível treinar tudo aquilo que se deseja falar na solidão do ser, do estar. Infelizmente, esse preparo solitário não garante que tudo sairá como planejado. Faltarão palavras na tão temida hora de encenar um momento da vida real; haverá, certamente, um tanto de descontrole emocional por parte dos envolvidos; não existirá alguém (como um diretor, por exemplo) por trás desse instante para orientar o intérprete no ato da própria vida. Talvez seja por tudo isso que os finais das histórias que acompanhamos na televisão são tão bonitos. O texto foi cuidadosamente decorado. O cometimento de um erro permite que a cena seja repetida. A presença de expressões (ou seria melhor usar a palavra sentimentos?) destoantes ao propósito do enredo em questão pode ser ajustada. E a duração desses pedaços de histórias é suficiente para colocar no lugar tudo aquilo que os personagens viveram; para fazer jus à importância dos sentimentos experienciados até ali. É justo, é bonito, é poético.


*Pelas minhas pesquisas, essa é uma frase de Charles Chaplin. 

Comentários

Danielle disse…
A vida tem altos e baixos! Esses momentos são pra pessoas refletir e se dar valor! Texto lindo! Parabéns!
Chaconerrilla disse…
Tem toda razão! Sim, devemos sempre refletir. Obgd pelo elogio! Obgd por deixar mais um comentário que preenche meu coração com alegria!

Postagens mais visitadas deste blog

Inclassificável

 Dedicado a Vimila, um dos meus casais preferidos da vida real!

A farmacocinética do Coração

Porque como diria minha psicóloga amada, Amandis, "Perdoar é libertador". Eu queria publicar esse conto no dia 06, no aniversário de 9 anos no Blog, mas não ficou pronto (provavelmente, ainda não está como eu quero, mas eu preciso muito compartilhá-lo próximo a data de aniversário, principalmente se for em um dia que se parece muito com o 06, só que de cabeça para cima). Espero que gostem!

O sentido da vida e um pouco de matemática financeira

Goiaba é sempre uma homenagem ao meu irmãozinho de quatro patinhas que se foi em 2022. Wintinho, eu te amo e sempre te amarei. Você é parte importantíssima de mim. Estamos com muita saudade, meu menininho sabido!