Pular para o conteúdo principal

Primeiro encontro


01 de Agosto de 2007
 
        O segundo semestre do Colégio Serrapilheira começaria em uma Quarta-feira, para a revolta dos estudantes – ou da maioria deles – que acreditavam que as aulas só deveriam iniciar em uma Segunda-feira. O diretor, por outro lado, acreditava que adiar o recomeço das aulas seria um equívoco. O início de Agosto ser justamente no meio da semana parecia, segundo ele, um sinal da vida – apesar de ser apenas consequência de uma semana que tinha sete dias e de um ano que não era múltiplo de sete, fazendo com que, ano após ano, a data mudasse de dia – de que aqueles três primeiros dias poderiam ser utilizados para apresentação dos novos alunos e para fazer alguns comunicados. Seriam três dias que preparariam o terreno para o que viria na segunda metade do ano letivo. Três dias para os estudantes voltarem à realidade. Esses três dias seriam aqueles cinco minutinhos que todo mundo precisa antes de levantar.
A Menina estava na oitava série e finalmente fazia parte do grupo que já tinha completado 14 anos – o aniversário dela caía no dia do amigo, dia 20 de Julho. Como o pai saía cedo de casa para trabalhar – e ir andando exigia que ela caminhasse um percurso de meia-hora –, a Menina era uma das primeiras a chegar ao colégio. O lado positivo é que sempre tinha um caderno de questões de matemática para resolver – seu passatempo favorito. Ainda existem pessoas extremamente sensatas no mundo. Antes de pendurar a bolsa na cadeira, a Menina pegou os óculos de grau – item indispensável para momentos como aquele –, a apostila de exercícios e o estojo . Ela estava na página 39. Apenas uma questão não tinha sido feita. As demais estavam resolvidas de todas as maneiras que a Menina tinha encontrado. Ela nunca se contentava com uma única resolução. Era sempre melhor abordar as questões por diferentes ângulos.
Nesse mesmo momento, o Menino chegava ao colégio. Era seu primeiro dia naquela escola. Depois de muitos anos longe da cidade onde tinha nascido e vivido até os dois ou três anos, o pai do Menino recebeu uma oferta irrecusável de trabalho e pôde voltar para “casa”. Nenhum dos três filhos pareceu se importar com a mudança repentina, o que era bastante estranho vindo de três adolescentes, ou, como todo mundo dizia: “aborrecentes”. A mãe do Menino também não se importou. Estava cansada do ritmo da cidade (muito) grande. Além disso, conseguiu remoção para a Universidade Federal de Serrapilheira – ela era professora concursada de engenharia civil. O Menino esteve no colégio para fazer a matrícula duas semanas antes. Lembrava com clareza dos corredores que levavam a coordenação. Por isso, decidiu tentar a sorte por lá. A sala era dividida em dois compartimentos, a antessala – onde os estudantes podiam esperar, porque a porta sempre estava destrancada, como o próprio coordenador explicou 14 dias antes – e o escritório propriamente dito. Na porta de acesso, havia um aviso escrito à mão que dizia: “Entre, ligue as luzes e espere – se em pé ou sentado, é você que decide. Daqui a pouco, eu chego”. O Menino preferiu sentar. Ficar em pé parecia um esforço extra desnecessário, principalmente, porque ainda faltava mais de meia-hora para o início da primeira aula. Depois de permanecer sentado – e entediado – por alguns minutos, ele ficou de pé e se aproximou do quadro de avisos azul fixado na parede lateral do ambiente.
Enquanto isso, a Menina continuava resolvendo questões de matemática para passar o tempo. Depois que finalizou a página 41, concluiu que era hora de parar. Continuaria depois. Como ninguém tinha chegado, ela decidiu ir à coordenação descobrir o poema do dia – Marquinhos era um entusiasta da poesia brasileira e sempre escolhia um título diferente para surpreender os (muitos) curiosos. Como sempre acontecia na véspera da volta às aulas, o Coordenador foi ao colégio para deixar o poema do dia no quadro de avisos, porque, no colégio Serrapilheira, não havia um dia de aula sem um poema cuidadosamente selecionado por ele. Para sua surpresa, porque o Coordenador nunca chegava cedo – na verdade, ele tinha um sério problema com o relógio –, a luz da antessala estava acesa e a porta, entreaberta. No entanto, não era o Coordenador que estava na sala, mas um estudante alto – concentrado em um dos textos do quadro de avisos azul (que trazia mais do que avisos, obviamente). A cabeça estava levemente inclinada para baixo. Para não assustá-lo, a Menina deu dois toques na porta e esperou. O Menino levantou a cabeça, deixando a reportagem do jornal do colégio para depois (ele teria tempo para lê-la em outro momento), e, após um instante a mais, se virou devagar. Ao completar a meia volta, os olhos esverdeados do Menino encontraram os olhos verdes assustadoramente claros da Menina. Ambos sentiram um arrepio percorrer o corpo. Nenhum deles falou. Os dois prolongaram o silêncio por um bom tempo, absorvendo aquele momento, ainda que inconscientemente, em detalhes. A Menina não sabia o quê, mas existia algo extremamente familiar nele, ao mesmo tempo em que tinha certeza absoluta de que nunca o vira antes. O Menino também tinha essa mesma sensação estranha de familiaridade e novidade. Aquela conversa silenciosa, que parecia longe de acabar, transbordava encantamento tanto dela quanto dele – encantamento esse traduzido no surgimento lento de sorrisos tímidos, quase imperceptíveis, e em uma busca um no outro por algo que nem eles sabiam dizer o que era. O momento compartilhado cabia em pouco menos de dois minutos, mas, para os dois, a percepção distorcida do tempo o transformava em um instante infinito com final iminente desconhecido. Quando o silêncio não trouxe respostas, a Menina deu o primeiro passo para conhecer aquele estranho tão familiar:
– Lívia. – Apresentou-se a Menina.
– Lívia. – Repetiu o Menino, como se precisasse pronunciar o nome da Menina em voz alta. Ele gostou de ouvir a própria voz dizer o nome dela – Francisco. – Apresentou-se o Menino. Em seguida, ele limpou as mãos na calça e estendeu a mão esquerda para a Menina. Ela aceitou. Mais uma vez, um arrepio percorreu o corpo de ambos. Os dois ficaram em silêncio novamente, tentando decifrar aquela sensação estranha e maravilhosa.
– Francisco. – Repetiu a Menina, ainda segurando a mão do Menino. Ela sentiu a mesma necessidade de pronunciar o nome dele em voz alta. Ela, no entanto, não sabia explicar por quê. – Prazer em conhecê-lo! – Francisco sorriu, fazendo Lívia sorrir junto. O momento passou quando a luz da sala se apagou, fazendo os dois olharem para cima. Um segundo e meio depois, a lâmpada acendeu. Francisco abaixou a cabeça antes de Lívia e, ao observá-la novamente, sorriu mais uma vez. A Menina fez o mesmo quando os seus olhos encontraram os olhos do Menino de novo. Nesse momento, eles perceberam que ainda seguravam a mão um do outro. Lívia, então, soltou a mão de Francisco com delicadeza e desviou o olhar, sentindo-se um tantinho (o que era incomum da parte dela) sem graça. Para espantar o embaraço, ela ajeitou o chapéu lilás, com um sol bordado na frente, que usava e em seguida endireitou os óculos de grau. O Menino riu, a Menina também, e o olhar de um encontrou o olhar do outro pela terceira vez. O silêncio se fez presente novamente. Ele, o silêncio, parecia querer dizer algo que o Menino e a Menina ainda não conseguiam escutar. – Você é novo na cidade? – Perguntou a Menina, de repente.
– Não exatamente. – Respondeu o Menino. Lívia esperou Francisco voltar a falar. Não havia necessidade de fazer outra pergunta para que ele explicasse. – Eu nasci aqui, mas passei quase a vida inteira morando em outra cidade. 
– Voltou para ficar? 
– Acredito que sim. – Um instante a mais se passou antes de o Menino voltar a falar. – Meus pais são daqui e já fazia algum tempo que minha mãe queria voltar para casa. – Nesse momento, Lívia juntou os pontos. O Pai da Menina, Luís, tinha um Melhor Amigo de infância que estava de volta à cidade. A família de Lívia, inclusive, ofereceria uma pequena festa de boas-vindas no final daquela semana, na tarde de sábado, para receber toda a família do Melhor Amigo do Pai. A Menina sabia que o Melhor Amigo do Pai tinha três filhos e que um deles se chamava Francisco. Um dia desses, por exemplo, Luís comentou que o filho do meio tinha a mesma idade dela.
– Você é filho de Pedro e Laura! O jogador de Vôlei. – Uma expressão de reconhecimento passou pelo rosto do Menino, revelando que ele também tinha juntado os pontos.
– E você é filha de Luís e Helena! A pianista apaixonada por matemática. – A Menina sorriu. Gostou de saber que Francisco a conhecia como a “pianista apaixonada por matemática”.
– Nós já nos conhecemos antes? Não com dois ou três anos de idade, mas um pouco mais velhos?! – Perguntou a Menina, apesar de ter a certeza de que não o conhecia, de que nunca o vira antes. Não em uma fase da vida que sua memória já fosse capaz de registrar lembranças dos momentos vividos.
– Nós nunca viemos à Serrapilheira depois que nos mudamos. 
– E eu nunca saí de Serrapilheira… – Então, o que explicaria aquela sensação de familiaridade que a Menina e o Menino sentiam?
– Mas seu pai já foi a minha casa algumas vezes. Ele foi palestrante em alguns congressos na cidade onde morávamos.
– Uma cidade no extremo sul do Brasil, se não me engano. – Francisco assentiu.
– Você é muito parecida com o seu pai. – Comentou Francisco, mais para si mesmo. Ele se perguntava se era por isso que Lívia parecia tão familiar. Ele concluiu que não. – Luís comentou que você quer prestar vestibular para Matemática… É verdade? – A Menina assentiu.
– O que mais você ouviu a meu respeito? – Perguntou a Menina, curiosa. O Menino ficou vermelho. A Menina percebeu. – Pode falar. Eu conheço o meu pai. Ele não falaria nada de ruim ao meu respeito. – Francisco pensou um pouco antes de falar, sem ter certeza de que Lívia não ficaria ofendida.
– Ele disse que você é encrenqueira, que você arruma muita confusão no colégio. – A Menina riu alto. O Menino gostou de ouvir o som da risada da Menina.
– Meu pai nunca me decepciona. – Uma expressão de alívio passou pelo rosto de Francisco. Lívia achou graça. – Eu só arrumo confusão quando acho que algo não está certo. – “Defendeu-se” Lívia. – Conhecendo meu pai como eu conheço, ele deve ter contado umas duas ou três histórias para confirmar a acusação.
– Contou mesmo. – Confirmou Francisco. Os dois riram. – Fiquei impressionado com seu eu revolucionário. – Foi a vez de Lívia ficar vermelha. 
– Pequenas revoluções culminam em grandes mudanças. – Afirmou a Menina. O Menino concordou com a cabeça. O silêncio invadiu a conversa novamente, e a Menina e o Menino sustentaram o olhar um do outro, sentindo algo que ainda não sabiam nomear. O momento foi interrompido pela chegada de Marquinhos, mas não de imediato.
– Bom dia! – Como nenhum dos dois pareceu ouvir. Ele repetiu aquela mesma saudação um pouco mais alto. – BOM DIA! – A Menina e o Menino levaram um baita susto.
– Marquinhos! – Respondeu a Menina, virando-se de costas para o Menino. Marquinhos tinha uma expressão de entendimento no rosto, mas nem Lívia nem Francisco perceberam.
– Marcus! – Respondeu o Menino, ao mesmo tempo em que a Menina chamou o Coordenador pelo nome.
– Você chegou cedo. – Completou a Menina. O Coordenador olhou o relógio e ficou surpreso com aquele feito. Lívia tinha razão.
– Não se acostume. Isso provavelmente não irá se repetir. – A Menina e o Menino riram. – Francisco, vejo que você já conheceu Lívia, a encrenqueira do colégio. – A Menina estirou a língua para o Coordenador. 
– Eu não usaria esse adjetivo para descrevê-la. – Aquelas palavras surpreenderam Lívia, que deu meia-volta pra ficar frente a frente com Francisco.
– Que adjetivo você usaria, então? – Perguntou o Coordenador. Olhando nos olhos da Menina, o Menino respondeu:
– Ainda não sei. – A resposta de Francisco fez Lívia sorrir.
– Quando você descobrir, por favor, compartilhe comigo. – Pediu Marquinhos em tom de brincadeira. – Por agora, vamos conversar sobre o seu futuro. Lívia, você poderia nos dar licença? Vocês terão tempo de sobra para se conhecerem. – Ainda de costas para o Coordenador, a Menina assentiu.
– Até mais tarde!
– Até mais tarde! – Lívia, então, saiu da coordenação e voltou à sala de aula. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As aventuras de Goiaba

Chegamos ao centésimo post OFICIAL do blog! E nada melhor para comemorar essa data do que trazer como protagonista o cãozinho da Menina, não é mesmo! Dedico este conto a Wintinho e a Baltinho, meus amores de quatro patinhas que inspiraram este conto. Vocês me ensinam muito todos os dias. Obrigada por existirem. Amo muito vocês dois! Daqui até o infinito e além. P.S.: todas as hitórias de Goiaba aconteceram na vida real através de meus dois amores caninos.

Até nosso reencontro, Vovô Zaca!

Ontem, dia 19 de maio de 2026, meu Avozinho Zacarias Cavalcanti deixou o plano físico. Em sua memória, gostaria de deixar uma pequena mensagem aqui no Blog, já que ele sempre foi o maior apoiador desta história, das minhas palavras. Quero dizer exatamente o seguinte: Descanse em paz, meu vovozinho! Sempre acreditei que o senhor fosse imortal, que você chegaria aos 100 anos, que você iria além conosco! No entanto, descobri que a imortalidade está nos momentos que permanecem conosco em nossas lembranças, assim como o Céu, em suas diferentes tonalidades, está sempre acima de todos nós. Portanto, Você está e sempre estará no seu amor pelo Sport, em um pratão de comida boa, nas pipocas estouradas nas festas a que fomos em sua antiga casa, em todas as surpresas de uva que comi no vigésimo andar da beira-rio, nas inúmeras camisetas azuis que você gostava de usar (mesmo sem perceber que azul era sua cor favorita), nos livros inteligentes que você lia (um por mês, pelo menos), nos elogios que r...

Pequenos e inúteis detalhes

Dedicado a Eduardo, meu primeiro amor, que, infelizmente, nos deixou cedo demais alguns anos atrás. Posso dizer que ele era um cara que fazia, sem dificuldade alguma, os outros rirem e sorrirem. Espero que você esteja em paz! Também gostaria de dedicá-lo a Wintinho, meu irmãozinho de Quatro Patinhas, que nos deixou em Outubro de 2022. Ele, sem sombra de dúvida, foi a maior inspiração para criar Goiaba e Bartolomeu. Por fim, esse conto também foi feito para os meus Avós maluquinhos Waldemir e Denise, cujo amor perdurou até o final da vida. Foram mais de 50 anos de união. Eu sei que vocês estão brigando aí no Céu por comida... Parem com isso!    Aproveito este espaço para agradecer do fundo do meu coração a Zacarias, meu outro Vovozinho amado, que me contou como era a vida de um adolescente no final dos anos 40 e início dos anos 50. Fiz o meu melhor para tentar traduzir as histórias que ele compartilhou comigo.