Pular para o conteúdo principal

A Matemática e a Simplicidade da Vida

Não faz parte da história da Menina e do Sábio.
Dedicado ao meu padrinho, a todos os amantes da Matemática e aos Matemáticos que marcaram a história da Matemática, como Gauss. Qualquer comentário, lua ou estrela é bem-vindo aqui e no twitter @Chaconerrilla. 

    
    Alegria sempre escutava o Desbravador da História, o Segundo Sábio de sua vida. Ela sabia que ele tinha muito a dizer, a ensinar. Em certo dia, Alegria disse que achava a vida complicada, as pessoas complicadas. Ele, em resposta, falou que não era verdade, que nem a vida, nem as pessoas eram complicadas. Elas eram, na verdade, muito simples. Alegria duvidava. Por isso, pediu desculpa ao Desbravador da História e disse que não acreditava nisso, que não conseguia  por mais que tentasse  enxergá-las dessa maneira. Ele, então, propôs a ela um desafio: se a fizesse acreditar, Alegria teria que tomar um sorvete com ele; se não, o Desbravador da História teria que assistir House com ela. Alegria concordou e esperou que ele a convencesse. Ela sabia, mesmo que em segredo, que ele conseguiria. O Segundo Sábio, então, perguntou se Alegria conhecia a fórmula de Bhaskara ou o Teorema de Pitágoras. Em resposta, ela revirou os olhos, sorrindo. Claro que ela conhecia, a Matemática era uma grande paixão e Gauss seu matemático preferido. Como Alegria conhecia, o Segundo Sábio perguntou o que ela achara da fórmula e do teorema na primeira vez que os vira. Ela respondeu que o seu primeiro encontro com Bhaskara e Pitágoras tinha sido assustador, que eles pareciam não falar o mesmo idioma que ela. O Desbravador da História riu e, depois que se recompôs, perguntou: "E depois, eles continuaram assustadores?". Alegria pensou um pouco e mais tarde falou: "não, os outros encontros foram muito divertidos. Bhaskara e Pitágoras passaram a ser muito simples". E no instante que as palavras saíram de sua boca, ela percebeu o que o Segundo Sábio queria dizer: a vida, as pessoas, elas não eram complicadas, mas muito simples. A complexidade estava na aparência que, uma vez descoberta, exibia toda a sua simplicidade. Sabendo disso, Alegria sorriu e perguntou: "de que sabor você vai querer? O meu é de baunilha, mas é por sua conta". O Desbravador da História gargalhou e ainda rindo disse: “Um de baunilha e um de chocolate por minha conta... Mas, só dessa vez". "Só dessa 'vez'", Alegria 'concordou'.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclassificável

 Dedicado a Vimila, um dos meus casais preferidos da vida real!

A farmacocinética do Coração

Porque como diria minha psicóloga amada, Amandis, "Perdoar é libertador". Eu queria publicar esse conto no dia 06, no aniversário de 9 anos no Blog, mas não ficou pronto (provavelmente, ainda não está como eu quero, mas eu preciso muito compartilhá-lo próximo a data de aniversário, principalmente se for em um dia que se parece muito com o 06, só que de cabeça para cima). Espero que gostem!

O sentido da vida e um pouco de matemática financeira

Goiaba é sempre uma homenagem ao meu irmãozinho de quatro patinhas que se foi em 2022. Wintinho, eu te amo e sempre te amarei. Você é parte importantíssima de mim. Estamos com muita saudade, meu menininho sabido!